top of page
  • Foto do escritorBeatriz Costa

A minha (quase) despedida de ser Estudante

Enquanto tento escrever as minhas últimas palavras para o Tribuna, a minha cabeça faz-me percorrer, inevitavelmente, todas as memórias dos últimos 4 anos, e encontro-me incapaz de escrever outra coisa senão uma despedida a mim, ao Tribuna, à FDUP e a ser Estudante.


Este é para os 2019-2023, os primeiros caloiros covid, os que só tiveram uma queima no 3.º ano, mas que ainda conheceram o Império antes das obras. Este é para os meus finalistas!


Somos orgulhosos em pertencer à Faculdade de Direito da Universidade do Porto que nos formou enquanto pessoas, moldou as nossas personalidades e nos transformou nestes irritantes juristas. Reconheço que não foi um percurso fácil. Por momentos achei que não conseguia chegar até aqui, foram muitas as vezes em que duvidei de mim mesma, e poucas as em que acreditei. Esta Faculdade teve o feito de me fazer sentir uma pessoa burra, nós realmente tivemos de lutar muito para conseguirmos acabar o curso, e acabá-lo bem! No entanto, acabamos por ter um duplo orgulho em nós mesmos: em primeiro lugar, porque somos licenciados em Direito; em segundo lugar, porque somos licenciados em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto.


Está a chegar ao fim o nosso percurso académico, somos alunos há 22 anos, crescemos dentro de salas de aulas e fomos educados pelos nossos professores. Em maio, despedimo-nos. Acho que é por isso que o último ano é um ano que carrega um grande sentimentalismo. Esta foi a nossa realidade durante duas décadas.


Em breve, abanaremos as fitas vermelhas pela última vez.


Aos meus finalistas e aos que me acompanharam de perto, um enorme obrigada!

Ao meu Tribuna, guardo em mim o maior carinho.


Para terminar, uso as palavras de uma amiga muito especial, Leonor Castro, que descrevem este momento na sua perfeição:


“Hoje a certeza é uma:

Somos Futuro dos que estão por vir,

Saibamos fazer a diferença e

Marcar o rumo que queremos,

De nós e de toda a existência.

Da Rua dos Bragas para o Mundo,

Felicidades Finalistas!”

LEONOR CASTRO

O poema completo está disponível nas dedicatórias aos finalistas da Edição n.º 43 do Jornal Tribuna


Beatriz Costa

Diretora do Jornal Tribuna




124 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page