top of page
Buscar
Foto do escritorJoão Vilas Boas

Ai Eurovisão!

Dia 9 de maio constitui o Dia D para Mimicat – e esta tem tudo para triunfar.


Falamos da data da primeira semifinal da Eurovisão, na qual a artista portuguesa representará o nosso país.


Neste momento, tal prognóstico não parece ser meramente artifício do discernimento do autor: o site Eurovision World atribui odds consideráveis à canção de Portugal no concurso, que certamente colocarão «Ai Coração» na final.


Assim sendo, resta-nos abordar os aspetos diversos em jogo – posição na final e qualidade da música.


No que diz respeito às virtudes da música, é possível enfatizar uma melodia cativante e uma produção adequada. É certo que o Festival da Canção do presente ano não foi pródigo em excelentes canções, mas o tema de Marisa Mena tem inequivocamente mérito próprio.


Relativamente ao primeiro aspeto: de acordo com o mesmo portal supracitado, a canção nem sequer se afigura entre os vinte primeiros favoritos a ganhar a Eurovisão; ainda mal.


Do que o redator já escutou, esta é, sem sombra de dúvidas, uma manifestação decente de Portugal no festival, pelo que, em condições normais (e sobretudo justas!), Portugal conseguiria um lugar garantido nos dez primeiros colocados. Ora, como todos sabemos, não é só isso que interessa, por infortúnio.


Além disso, convém ser criterioso e avaliar, com rigor, um elemento essencial: a apresentação ao vivo da música, o show propriamente dito. Ao longo do tempo, em momentos díspares, Mimicat revelou temerárias dificuldades neste tocante; este é um fator que pode influenciar a prestação da nossa Ocidental Praia Lusitana.


Por último, cabe ao autor desejar a maior das sortes a Mimicat, depositando a sua confiança na artista e numa performance sólida de «Ai Coração». Vale!


@Resnascença

ADENDA: Perguntar-me-ão qual a classificação que atribuiria à canção: trata-se de um «Acima da Média», mas a prestação ao vivo de Mimicat pode fazer deste, como foi dito, um tema «Medíocre». É primordial ter cautela.


SEGUNDA ADENDA: Este foi o meu momento Marques Mendes (com todo o respeito pelo senhor, aliás) - Mimicat consagrou o 23.º lugar na Eurovisão.

Resultado injusto, mas compreensível; como foi dito, as performances iniciais deixaram a desejar, e o crescendo da artista não foi suficiente.

De qualquer modo, mantenho e enfatizo o que já havia afirmado: a canção tinha tudo para constar nos dez primeiros lugares.

Por conseguinte, não se compreende como as músicas da Bélgica e da Finlândia, que revelaram escassa qualidade, conseguiram figurar em colocações tão elevadas (sétima e segunda, respectivamente). Uma questão de mor espanto, indubitavelmente.


João Vilas Boas

Departamento Cultural



1 comentário

1 Comment


Ana Castro
Ana Castro
May 22, 2023

É isso mesmo. Concordo e subscrevo. Há resultados incompreensíveis na Eurovisão. Será que alguém consegue explicar ???

Like
bottom of page