Todos os estudantes da Universidade do Porto se lembram da emoção que sentiram ao receber o e-mail da Direção-Geral do Ensino Superior, contendo a famosa palavra “colocado/a”. Este e-mail marca a convocação para uma nova jornada, cujos pormenores da aventura são revelados mais adiante no corpo do mesmo, nomeadamente o local onde ocorrerá e a matéria sobre o qual cada um se vai debruçar durante os anos que se seguirão. Engana-se quem pensa que a sua aventura ficará limitada às barreiras físicas da sua faculdade e aos conteúdos das unidades curriculares do seu curso, já que o Núcleo de Inovação Pedagógica da Reitoria da Universidade do Porto lançou, em 2017, um Programa de “Unidade Curricular InovPed”, Unidade de Formação Contínua.
Este programa tem como intuito incentivar a criação de novas unidades curriculares, com a participação de docentes de diferentes unidades orgânicas, sendo os projetos de novas unidades de formação contínua submetidos a um processo de seleção feito por um júri. No momento da escolha, o júri afere se as candidaturas preenchem os critérios da promoção da interdisciplinaridade e do aprofundamento de competências transversais, uma vez que estes são os principais objetivos desta iniciativa.
A ideia de criar estas unidades curriculares surgiu numa lógica de aproximação do mundo da Universidade do Porto, já que todos os que nela estudam e lecionam podem participar. Todos os estudantes interessados, independentemente da faculdade e área de estudo podem, desta forma, aprender com docentes de outras faculdades e partilhar a sala de aula com colegas de outras áreas de estudo.
O “cardápio” de unidades curriculares é vasto e bastante diversificado, apresentando as seguintes opções: “Biolaboratório - Projeto de Experimentação Multidisciplinar”; “Saúde Digital”; “A comunidade como prática - Um espaço transdisciplinar e colaborativo de intervenção”; “Desenvolvimento de Competências Pessoais”; “Representações, Desenhos e Imagens do Território”; “Economia Circular”; “Património e paisagem. Gestão, análise e projeto”; e “Culturas na Produção de Conhecimento em Ciência”.
Para vos poupar tempo de pesquisa, e respondendo a algumas questões frequentemente levantadas, adianto-vos que estas UC’s podem integrar o suplemento ao diploma da UP, sendo os créditos correspondentes contabilizados no plano de estudos. Relativamente às inscrições, estas decorrem no prazo normal de candidaturas e, embora muitas das UC’s já tenham encerrado o seu período oficial de candidaturas, sugere-se aos interessados que contactem os responsáveis pela unidade curricular.
Iniciativas como esta são a prova viva do esforço no sentido da inovação pedagógica que a Universidade do Porto tem feito, o que contribui para a valorização da sua excelência pedagógica no contexto nacional e internacional. Como aluno desta instituição, resta-me apenas pedir que mais projetos como este sejam desenvolvidos para tornar este “Mundo Universitário” cada vez mais um “mundo” vasto de ideias e, ao mesmo tempo, uma “aldeia” na proximidade entre os seus integrantes.
Fontes:
Kommentarer