A um dia das eleições americanas, qual é o ponto da situação? Será Donald Trump reeleito ou a Casa Branca regressa aos Democratas?
As últimas sondagens dão vitória ao candidato democrata, contudo, isso não deve tranquilizar Joe Biden. Basta relembrar o que aconteceu em 2016, quando Hillary Clinton também vencia as sondagens, somando mais 337 636 mil votos populares e, no entanto, saiu derrotada.
Afinal, quais são as principais bandeiras de cada candidato? Será Joe Biden realmente um candidato com um programa social-democrata ou uma continuidade de Donald Trump mais disfarçada?
Podemos analisar as políticas apresentadas por cada um dos candidatos, nas suas semelhanças e diferenças, nos respetivos programas eleitorais, para responder a cada pergunta.
O que diz o programa eleitoral de Donald Trump?
American First
Continuando a narrativa que elegeu Donald Trump a presidente em 2016, o principal foco da campanha republicana é a criação de riqueza e emprego no país.
O plano de recuperação consiste na liberalização da economia americana: redução dos impostos dos trabalhadores e das empresas, como, também, dos apoios sociais que protegem os mais carenciados; criação de um sistema “protecionista” que proteja a produção industrial local e reduza a dependência das exportações da China.
Immigration
Uma das principais preocupações do candidato republicano aponta para o reforço das políticas anti-imigração com o fim da “lotaria do Green Card”.
Todos os anos, 50 000 vistos de residência permanente nos Estados Unidos são emitidos aleatoriamente a qualquer indivíduo que se proponha. O Green Card permite, então, trabalhar legalmente no país, tal como ter uma residência permanente. A lotaria de diversidades de vistos (designação oficial de Green Card) não afeta a nacionalidade atual, nem a de um futuro pedido de nacionalidade americana.
Donald Trump também entende dar continuação à construção do muro na fronteira com México, onde já garantiu financiamento para 716 km dos 1662 km totais. O principal lema republicano em matérias de imigração baseia-se na proteção das comunidades e dos empregos norte-americanos, o que promove o crescimento de sentimentos xenófobos e de anti-imigração dentro das suas próprias fronteiras.
Healthcare
Em matéria de saúde, Donald Trump, promete reduzir o preço dos fármacos: "Será a maior reforma nesta área já anunciada por um Presidente. Haverá uma reestruturação completa neste mercado", declarou em Washington. As principais alterações passarão pela importação de fármacos mais baratos do Canadá e pela redução dos custos da insulina mas, Trump não se fica por aqui.
Num país em que a saúde privada permite o tratamento desigual dos pacientes e em que as famílias recorrentemente entram em falência devido a dívidas hospitalares, o Presidente norte americano prevê cortes orçamentais nos grandes programas de MediCare e MediCaid. “A assistência médica será mais cara ou totalmente inacessível aos mais pobres. É um projeto que reduz a atenção aos mais vulneráveis”, afirmou, em comunicado, a Associação Americana de Hospitais.
Environment
Ao contrário do seu rival, o Presidente americano tem ignorado, por muitas vezes, a questão ambiental. Afirma que "A agenda da esquerda não é sobre defender o meio-ambiente, e sim sobre punir a América".
Logo em 2016, quando foi eleito Presidente, assinou a saída dos EUA do Acordo de Paris pelas Alterações Climáticas. Agora, vais mais longe, com a revogação de algumas medidas do Plano Energético de Energia Limpa e com a modificação da lei Nacional de Política Ambiental, que permite a exploração energética de petróleo e gás na Reserva Natural do Ártico.
Justice and Gun Control
O Presidente Norte-Americano tem aplicado algumas reformas na Justiça e na Segurança com o First Step Act. Caso reeleito, pretende facilitar a reintegração de ex-reclusos na sociedade, aumentando os esforços de reabilitação e de acesso a postos de trabalho.
Reforçando a sua política pro-gun, o Presidente americano sempre se manifestou a favor das forças policiais- “Na verdade, devemos é mostrar um apoio muito maior às nossas forças da lei”- mesmo após, os últimos incidentes que levaram milhares de americanos às ruas contra a violência dos órgãos policiais. Reforçando, ainda, que, “políticos imprudentes de extrema esquerda continuam a defender a mensagem destrutiva de que a nossa nação e as forças de segurança são opressivas ou racistas”.
No entanto, e devido à grande pressão social, Donald Trump baniu o método de estrangulamento durante as detenções e assinou uma série de reformas na polícia.
E o que propõe, por outro lado, Joe Biden?
Build Back Better
Joe Biden, ao contrário do seu adversário, aposta numa política de reconversão económica que se foca na eliminação das Trump Tax Cuts em detrimento do aumento da carga fiscal na classe média-alta e nas empresas.
Esta medida poderá criar cerca de cinco milhões de novos empregos. Ainda assim, o programa Build Back Better disputa o nacionalismo económico de Trump através do estímulo do consumo de produtos nacionais e da abertura das fronteiras a acordos comerciais.
Immigration
Se eleito, Biden vai procurar reverter todas as medidas impostas pelo atual Presidente. A principal bandeira é a interrupção imediata de todas as deportações, como, também, a criação de um grupo de supervisores que policiem os agentes da Patrulha de Fronteira e os oficiais de deportação do ICE (Immigration and Customs Enforcement), de forma a evitar abusos de poder.
O plano diz que o "racismo sistêmico" infetou "o sistema de imigração dos EUA, incluindo as políticas adotadas nas fronteiras e portos de entrada, centros de detenção e dentro das agências, políticas e operações de imigração".
Healthcare
Na saúde, o candidato democrata vai focar todas as suas energias para a expansão do Affordable Care Act, mais conhecido como Obamacare. Pretende vê-lo alargado a 97% dos americanos e terá um custo de 2 triliões de dólares ao longo de 10 anos. Esta proposta, apesar de tudo, fica muito aquém da Medicare For All, de Bernie Sanders, que previa um serviço nacional de saúde gratuito e universal.
Ainda assim, Joe Biden, garante uma ampla disponibilidade de testes gratuitos para a Covid-19, tal como a eliminação de barreiras financeiras relativas aos cuidados preventivos, ao tratamento da doença e de uma futura vacina, que será gratuita.
Environment
Defensor do meio ambiente, Joe Biden propõe a construção de uma energia limpa que possa tornar os EUA numa superpotência de energias renováveis.
Assim, integra a proposta da ala esquerdista do Partido Democrata, o Green New Deal que espera que até 2050 os EUA sejam capazes de produzir energia 100% limpa e sem emissões de carbono.
Esta medida vai atuar em conjunto com reversão das políticas poluentes republicanas como: o aumento de impostos nas empresas; o fim dos paraísos fiscais, evasão e terceirização; e o fim dos subsídios para combustíveis fósseis.
Joe Biden prometeu, ainda, caso seja eleito, integrar novamente os EUA no Acordo do Clima de Paris, ainda no seu primeiro ano de mandato.
Justice and Gun Control
O candidato à Presidência prometeu, caso eleito, uma reforma profunda no sistema de justiça norte americano.
“Se eu for eleito, criarei uma comissão nacional bipartidária com académicos, democratas, republicanos, progressistas e conservadores e pedirei a todos que me façam recomendações, no prazo de 180 dias, para uma reforma profunda dos tribunais, porque a situação está a descarrilar”.
No entanto, avança que não irá aumentar o número de juízes do Supremo Tribunal de Justiça. Para além disso, também aponta para a criação de um programa que incentive os diversos Estados a acabar com a pena de morte, a eliminar as disparidades raciais e de género e a descriminalizar do uso de drogas leves.
“Sob um governo Biden-Harris, descriminalizaremos o uso de drogas leves e eliminaremos automaticamente todas as condenações por uso de maconha, e acabaremos com o encarceramento apenas pelo uso de drogas”, disse Harris numa discussão online.
Dia 3 de novembro, os americanos têm uma decisão importante a fazer. As políticas aplicadas nos últimos 4 anos de governo Trump são o espelho da situação atual dos EUA. A elevada mortalidade avassala as ruas americanas: a Covid-19, de um lado, expôs todas as fragilidades da saúde privada; a violência policial, do outro, não transparece qualquer tipo de empatia para com aqueles que devia proteger.
A escolha é simples: reformar o sistema de justiça ou reformar o sistema económico. Lutar por um futuro inclusivo ou lutar pelo povo americano. Donald Trump ou Joe Biden.
Комментарии