top of page
Buscar
Foto do escritorFrancisco Simões

Mentoria Interpares na FDUP

Passaram já 2 anos desde o arranque do Programa Transversal de Mentoria Interpares na Universidade do Porto. Considerado um “enorme sucesso” por toda a comunidade académica, a Faculdade de Direito é uma das faculdades com maior adesão, quer por alunos do primeiro ano como por alunos mais velhos.


Para aqueles que não conhecem, o Programa Transversal de Mentoria Interpares é um programa institucional de acolhimento, integração e vivência solidárias no ensino superior. Junta atuais e novos estudantes nacionais e internacionais da U.Porto, para que estes se sintam melhor integrados a nível académico, pessoal e social, promovendo o sucesso académico, a prevenção do abandono escolar e o desenvolvimento de competências transversais.


A partir da experiência já vivida, os mentores (estudantes já a frequentar a Universidade e com mais experiência) ajudam os mais novos (estudantes que ingressam pela primeira vez), seus mentorados, em todo o processo de integração, desde questões mais básicas – deslocamentos, aulas, inscrições, locais para tirar fotocópias, cantinas, etc… – até a outras que podem parecer mais difíceis para quem acaba de chegar.


Não é de todo difícil de imaginar o entusiasmo que os “caloiros” sentiram ao descobrirem esta oportunidade. Um curso como o de Direito, por exemplo, oferece enormes desafios que apenas podem ser ultrapassados com o tempo e a experiência: saber quais os melhores livros da gigante bibliografia dada pelos professores, a estrutura correta de cada resposta, a melhor resolução de um caso prático… Ter um mentor que passou pelo mesmo acelera de forma significativa este processo. Na melhor das hipóteses, é possível nascer de um programa aparentemente tão simples uma relação académica tão pessoal como profissional, capaz de marcar uma carreira e proporcionar aquilo que um professor, com a quantidade de alunos com que é partilhado, nunca conseguiria.


“A minha experiência enquanto mentorada tem sido bastante positiva. Considero que me ajudou bastante, visto que ter alguém com quem trocar impressões acerca das dúvidas e dos problemas da vida académica acaba por ser reconfortante e apaziguador do stress. Afinal, ouvir o testemunho de alguém que outrora esteve no lugar onde estamos permite-nos ter uma ideia clara do que esperar, perceber que os nossos receios são normais e receber alguma esperança de que tudo ficará mais fácil.”

- Francisca Fernandes, estudante de Direito do 1º ano



“A minha experiência com um mentor tem sido bastante agradável. Ainda não estivemos muitas vezes juntas, mas sempre que preciso basta mandar mensagem e a minha mentora mostra-se logo disponível! Acho que é uma iniciativa muito boa e pretendo também ser mentora para o ano!”

- Daniela Araújo, estudante de Direito do 1º ano


"Apesar de não me ter encontrado com a minha mentora pessoalmente, já falamos via whatsapp. A troca de mensagens e de experiências foi muito enriquecedora, pois a minha mentora incentivou-me a esforçar-me e a ser positiva. Percebi com ela que em todos os anos vamos ter dificuldades, mas com uma boa organização e força de vontade conseguimos fazer tudo!”

-Inês Gonçalves, estudante de Direito do 1º ano

Igualmente útil é a oportunidade de poder orientar aqueles que mais necessitam. Há um enorme sentimento de realização por parte daqueles que foram ou são mentores, aliado ao próprio prazer de poder ensinar. É, como muitos afirmam, uma dupla relação de entreajuda, pois também o mentor aprende com aqueles que ensina. Como dizia Séneca: “Se a sabedoria só me for concedida na condição de a guardar para mim, sem a compartilhar, então rejeitá-la; nenhum bem há cuja posse não partilhada dê satisfação”.


“É uma experiência muito gratificante. Todos entramos cheios de medos, perguntas, dúvidas às vezes, mas no ano seguinte já entendemos como é que as coisas funcionam. É bom mostrar aos novos alunos que podem aproveitar estes anos de forma saudável, que vão criar memórias e que não precisam de stressar porque o curso faz-se. Sentes-te realizada por saber que estás a contribuir para uma melhor experiência num sítio tão diferente do que era habitual.”

-Maria Cavadas, estudante de Direito do 2º ano


“A mentoria é um programa que me ajudou em todo o processo de integração na faculdade! Quando me senti caída de paraquedas num mundo tão novo, foi com o meu mentor que me consegui orientar e perceber que não estava sozinha. Agora, como mentora, espero poder ajudar da mesma forma os novos alunos da FDUP e fazer com que não se sintam sozinhos nem perdidos nesta maré de aprendizagem.”

- Maria Carvalho, estudante de Direito do 2º ano


Há, contudo, relatos de casos em que houve falta de contacto tanto da parte do mentor como do mentorado. No entanto, no geral, e em especial aqui na FDUP, os comentários têm sido muito positivos. Aliás, no dia 29 do mês de abril decorreu o segundo encontro do Programa Transversal de Mentoria Interpares, realizado em modo online, onde foram, juntamente com vários testemunhos de alunos de diferentes Faculdades, apresentados dados que refletem a grande adesão ao Programa - 1779 estudantes voluntariaram-se para mentorar 2565 novos estudantes no ano letivo passado.


Assim, apenas desejo, como estudante, que o Programa continue a ajudar todos os meus colegas da FDUP e a fomentar futuras amizades indispensáveis na vida académica.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page