top of page
  • Foto do escritorMafalda Azevedo

Os 25 anos da Nossa Casa.

No dia 11 de dezembro de 1995 o Professor Jorge Ribeiro de Faria iniciava a primeira aula de Introdução ao Direito, na Faculdade de Direito da Universidade do Porto. Na edição de dezembro de 1997 do Jornal Tribuna, escrevia o primeiro editorial. Aqui estamos nós, após 23 anos de Jornal Tribuna, 40 edições, a celebrar os 25 anos da casa. A mais Jornais Tribuna nas paredes. A mais 25 anos.


Aqui ficam: o primeiro, o décimo e o décimo quinto.


O primeiro ano: dezembro, 1997


Dezembro de 1997, era lançado o "número 2" do Jornal Tribuna. Abre-se a edição com o editorial pelas mãos do Dr. Jorge Ribeiro de Faria. Na capa pergunta-se quem será o próximo inquilino da Câmara do Porto. Aproximavam-se as Eleições Autárquicas de 1997. A Professora Anabela Costa Leão, à data ainda aluna, escreve sobre os aspetos técnico-jurídicos relativos ao procedimentos eleitoral das autarquias locais.


De seguida, lá entramos nas detalhadas entrevistas aos possíveis moradores da casa no topo da Avenida da Liberdade. Alda Macedo, Hermínia Bacelar, José Manuel Castro, Carlos Azeredo, Ilda Figueiredo, Portal Madeira, infelizmente, apesar de incessantes tentativas, não lhes foi possível entrevistar Fernando Gomes. Terminam esta cobertura com um levantamento da intenção eleitoral, nas eleições que se avizinham, dos estudantes.


Lá folheamos mais, um artigo sobre a condição da mulher perante o homem machista, par a par, com enigmas policiais. As artes plasmadas numa secção ligada à poesia e ao teatro.


Encerram a edição com um resumo do que pela Faculdade de Direito se tem passado. A European Law Student Association é criada, o Encontro Nacional de Estudantes de Direito decorre pela primeira vez por terras portuenses. Os estudantes tiveram também o prazer de participar numa conferência dedicada à "Esquerda e a Direita", onde contaram com a presença dos líderes das juventudes partidárias. A última cobertura data de 26 de novembro, a participação da Faculdade de Direito da Universidade do Porto na manifestação da lei do financiamento do Ensino Superior, ao lado da Federação Académica do Porto, onde se dedicaram ao pagamento de propinas, o regime de prescrições e, ainda, a séria questão de desigualdade perante alunos no Ensino Superior, especialmente o tratamento de estudantes bolseiros.


Assim se abre a história do Tribuna.


Capa do Jornal Tribuna de 1997

O décimo ano: dezembro, 2007


10 anos mais tarde, 2007. A Faculdade de Direito da Universidade do Porto completa os seus primeiros 12 anos, e o Jornal Tribuna uma primeira década.


A Grande Reportagem preocupa-se com o processo de adoção: o porquê do número elevado, uma análise das instituições de acolhimento, entre outras matérias de elevada relevância. Contamos com a participação da Professora Luísa Neto, do Professor Paulo Adragão, e do Professor Paulo Ferreira da Cunha, tal como textos de opinião da Professora Cristina Queirós e do Professor Manuel Carneiro da Frada. Umas páginas à frente e lá avança por uma análise do Estatuto Profissional dos Atores.


Em 2006, iniciou-se a aplicação do Processo de Bolonha ao Ensino Superior português, assunto que ao Tribuna não escapou. Lá se questionou sobre como decorreria o processo e de que forma seria aplicado na Universidade do Porto. Uma breve explicação do sistema de créditos, para nós já tão conhecido. Inquiriu, também, sobre a situação nas outras Faculdades de Direito do país. Terminou a peça com uma ilustração da autoria do estudantes da Faculdade de Direito da Universidade do Porto.


Na capa Mário Soares, a Grande Entrevista. Corajosamente perguntaram ao antigo primeiro-ministro a sua opinião sobre o primeiro ano de presidência de Cavaco Silva. Quanto à resposta, fica-se apenas por um “não sou comentador político (...) em democracia o povo é que ordena”. Deixa, também, um conselho aos alunos de primeiro ano e finalistas de Direito e Criminologia, no entanto, começa por retorquir que não é muito de conselhos. Com alguma relutância, lá lhes diz que estudem e pensem pela sua própria cabeça.


Mais à frente, abordam a relação entre as autarquias e os juristas, tal como, a cobertura da Semana do Emprego. Para além de Mário Soares, entrevistam, também, Sérgio Gaspar, à data Presidente da Federação Nacional de Estudantes de Direito. Terminamos com o espaço cultural, onde temos a cobertura do Fantasporto XVII e a sugestão de exposição de Agostinho Santos.


Capa do Jornal Tribuna de 2007

O décimo quinto ano: 2012


15 anos de Tribuna. 17 anos de Faculdade de Direito da Universidade do Porto.

No seu Grande Tema dedicam-se ao trabalho desempenhado pelos repórteres de guerra. A importância do jornalismo, e a influência do poder no mesmo. Tal como entrevistas a jornalistas de guerra, entrevistam também a psicóloga Maria Graça Alves sobre o impacto sobre o impacto do transtorno stress pós traumático. Agora em 2020, já vivido quase um ano em pandemia, em 2012 escrevia-se sobre a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde, com a chegada da Troika e os cortes realizados após a crise.


Na sua área dedicada a Criminologia, focam-se na fiabilidade das testemunhas. Umas páginas mais tarde, ocupam-se de uma investigação que permanece atual, a questão da propriedade intelectual, a sociedade de informação e a ameaça à propriedade intelectual.

O Cultural focou-se nas “civilizações, povos e tribos: à procura do mito e da desmistificação”. Não se ficam por aqui, sugerindo à comunidade estudantil o filme “Penelope” de Mark Palansky e o clássico de Oscar Wilde “O Retrato de Dorian Grey”. Em Amena Cavaqueira, fazem algumas questões ao escritor Gonçalo M. Tavares.


Na sua Grande Entrevista conversam com Luís Amado, e no seu espaço dedicado à Faculdade entrevistam a Professora Raquel Guimarães, que aconselha os estudantes a viajarem e participarem em programas como o Erasmus. Nem por coincidência, o Tribuna de 2012 dedica uma das suas peças aos 25 anos do programa europeu, sendo que até à data já 3 milhões de estudantes tinham viajado por toda a Europa.

Capa do Jornal Tribuna de 2012

2020, a chegar à quadragésima primeira edição. Aqui permanece o Tribuna, agora na Rua dos Bragas. Sempre atual, e imparcial. Desde 1997, o Jornal De Estudantes, Para Estudantes, naquela que será para sempre casa.

A nossa casa.

57 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page