top of page

Wrap-Up de Maio

  • Foto do escritor: Departamento Sociedade
    Departamento Sociedade
  • 22 de mai. de 2023
  • 2 min de leitura

Crise humanitária no Sudão


A 15 de abril eclodiu, no Sudão, um conflito entre o exército sudanês e as Forças de Apoio Rápido (RSF), que, de acordo com as Nações Unidas, obrigará cerca de 800.000 pessoas a sair do país.


@Correio da Manhã

A tensão já se fazia sentir no país, mas este conflito teve origem num desentendimento entre as duas forças que estão no poder desde o Golpe de Estado de 2021 – o chefe de governo e o chefe do grupo paramilitar – sobre o destino a dar ao regime civil. Estamos perante uma crise humanitária que já levou à morte centenas de pessoas, que causou milhares de feridos e que levará, pelas previsões do Alto-Comissariado das Nações Unidas para os refugiados, a um êxodo de 815.000 pessoas: 580.000 sudaneses, assim como refugiados estrangeiros que vivem atualmente no país.

Sofia Ferreira

Departamento Sociedade


Tribunal paquistanês ordena a libertação do ex-primeiro-ministro Imran Khan


Em abril de 2022, Imran Khan tornou-se o primeiro chefe de governo paquistanês a ser destituído, através de uma moção de censura. Em agosto do mesmo ano, a justiça paquistanesa acusa-o por mais de 80 crimes, desde corrupção e blasfémia à violação das leis anti-terrorismo, por alegadas ameaças a oficiais de Estado, após ter criticado a polícia e exército paquistaneses pela tortura de um dos seus assessores, detido por insubordinação (ao abrigo da sediction law, usada para deter dissidentes políticos e líderes independentistas durante a administração colonial britânica).


@Observador

Em novembro, durante um comício em Wazirabad, sobreviveu a uma tentativa de assinato. Relembrando o país do assisanato da duas vezes primeira-ministra Benazir Bhutto, em 2007, durante a sua campanha.


A 9 de maio de 2023 é ordenada a sua detenção pelo Supremo Tribunal da Islamabad, pelo seu alegado envolvimento no caso Al-Qadir, que envolveu desvios de fundos em milhares de milhões de rúpias num desenvolvimento imobiliário para a construção de uma universidade.


Seguiu-se uma violenta onda de motins e confrontos entre as forças de segurança e apoiantes do Tehreek-e-Insaf (PTI) - o partido político fundado por Imran Khan - que tomaram a capital Islamabad e cidades como Carachi e Lahore, que culminaram numa morte na cidade de Quetta e mais de 1000 detenções na região de Punjab.


Hugo Almeida

Departamento Sociedade



A exposição mediática do fascismo


Na sondagem recentemente divulgada pelo Grupo Marktest, que tinha como objetivo revelar as personalidades com mais tempo de antena por parte da Comunicação Social no mês de abril, denota-se que o deputado André Ventura, líder do partido CHEGA!, conotado por ser fascista e de extrema-direita, alcançou o segundo lugar do pódio com seis horas, cinquenta e sete minutos e quarenta e quatro segundos. Este facto merece especial relevância, uma vez que o deputado em questão ultrapassa o Presidente da República e apenas fica atrás do Primeiro-Ministro.


@Observador

Em tempos onde se fala do terror do avanço do “CHEGA!”, em que se tenta arranjar culpados e cúmplices, creio que já descobri a chave deste mistério: a Comunicação Social portuguesa. O anseio por mais audiências, sejam elas de bom ou mau conteúdo, contribuem decisivamente para o aumento do lucro. Ademais, será necessário salientar que, no ranking, há diversos dirigentes partidários afastados do TOP 10, tais como Paulo Raimundo ou Rui Tavares.


Diogo Lamego

Departamento Sociedade


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

コメント


© 2024

Jornal Tribuna

bottom of page